O nosso site utiliza Cookies para garantir que tem a melhor experiência.

“Destinos do Passado e do Presente”

O simpósio internacional “Destinos do Passado e do Presente” teve como objetivo recuperar a história do navio negreiro português São José Paquete D’África, naufragado em 1794, perto do Cabo da Boa Esperança. Nesta conferência foi explorado o impacto social, político e económico do tráfico de escravos e investigada a historiografia que minimizou o tráfico.

Cliente

Museu de Lisboa

Data

Serviços

Tradução

Legendagem

Edição de som

Inserção de legendas

Oportunidade

A Sintagma teve a oportunidade única de contribuir para a divulgação de uma importante pesquisa histórica através da tradução, legendagem, edição de som e inserção de legendas desta conferência internacional online organizada pela Slave Wrecks Project e o Museu de Lisboa.

Este evento reuniu notáveis investigadores e antropólogos de instituições renomadas, como a Universidade Nova Lisboa, a Associação Batoto Yetu, o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana da Smithsonian Institution, a Universidade Eduardo Mondlane e a The George Washington University. 

O resultado final desta conferência de três horas ficou disponível em várias plataformas, incluindo o site do Museu de Lisboa e os sites da Smithsonian Institution.

O que fizemos

O papel da Sintagma neste projeto foi fundamental em vários aspetos. Através da tradução e legendagem de português para o inglês, e vice-versa, tornámos acessível a todos os interessados na conferência que não puderam estar presentes no dia do evento online, o acompanhamento e a compreensão do mesmo.

Desde o primeiro dia que abraçámos este projeto com dedicação e ultrapassámos os vários desafios que nos foram propostos ao pesquisar termos técnicos de navios e os conceitos históricos do colonialismo, bem como aprofundar a história da escravatura.

Além do aspeto visual e linguístico, propusemos melhorar a qualidade do áudio do vídeo, uma vez que a conferência online estava sujeita a ruídos de fundo, falhas de transmissão e cortes. Graças ao excelente trabalho do nosso departamento de som, garantimos uma experiência clara e de alta qualidade para o público.

Mantivemos uma comunicação constante com o cliente e os tradutores envolvidos no projeto, garantindo que ambas as partes estivessem satisfeitas e confortáveis com o andamento do projeto, particularmente sensível por retratar um evento histórico de relevância

Resultado

O resultado final deste projeto foi extremamente satisfatório para o cliente. O vídeo final foi meticulosamente trabalhado, não apenas do ponto de vista visual e linguístico, mas também em termos de som, garantindo que o conteúdo da conferência online fosse comunicado de maneira eficaz. Isto assegurou que o valioso trabalho dos investigadores e antropólogos fosse apresentado de forma clara e acessível.

Além de atender às expectativas do cliente, o projeto cumpriu com êxito o seu propósito de divulgar conhecimento valioso sobre a história, especialmente no contexto da recuperação da história do navio negreiro português São José Paquete D’África e seus temas relacionados.

O resultado final não só demonstrou a qualidade de trabalho da Sintagma com os clientes e tradutores, como também demonstrou o benefício público que os nossos serviços podem oferecer ao fornecer uma experiência enriquecedora e educativa acessível.

Este sucesso reforça a importância do trabalho da Sintagma e destaca o impacto positivo da equipa na divulgação do conhecimento e na facilitação do acesso a informações cruciais.

Próximo Caso de Estudo

“A Pedra Não Espera” Documentário

«Documentário de Graça Castanheira que revisita os projetos e esculturas de João Cutileiro no espaço público e na casa/atelier do escultor. Da extração da pedra, às dificuldades da montagem (...) a sua obra marca a paisagem cultural de Portugal.» in RTP.pt