O nosso site utiliza Cookies para garantir que tem a melhor experiência.

“A Pedra Não Espera” Documentário

«Documentário de Graça Castanheira que revisita os projetos e esculturas de João Cutileiro no espaço público e na casa/atelier do escultor. Da extração da pedra, às dificuldades da montagem (...) a sua obra marca a paisagem cultural de Portugal.» in RTP.pt

Cliente

Midas Filmes

Data

2018

Serviços

Captação de som

Sound Design

Foley

Mistura de Som

A oportunidade

«A Pedra Não Espera» é um documentário cativante que explora a vida extraordinária e o percurso artístico de João Cutileiro, um escultor português de renome. O filme procura celebrar o seu grande impacto no mundo da arte e inspirar o público com as suas criações excecionais.

Foi dada à Sintagma uma oportunidade única de contribuir com a sua experiência para este projeto notável. Este projeto incluiu a captação de som, diálogo, sound design e Foley para imagens de arquivo e, por fim, a mistura de som do filme. O filme exigiu uma abordagem meticulosa à produção de som. Os produtores e a realizadora procuraram retratar a paixão e a dedicação do escultor através de paisagens sonoras envolventes que permitiam aos espectadores ligarem-se emocionalmente ao seu percurso criativo.

O desafio da Sintagma consistiu em captar e preservar as delicadas particularidades da arte e dos episódios da vida de Cutileiro e, ao mesmo tempo, criar uma paisagem sonora que reforçasse a narrativa e mantivesse o interesse do público.

O nosso trabalho

Ao compreender a importância do documentário, a Sintagma abordou o projeto como uma combinação de conhecimentos técnicos e sensibilidade artística. O conhecimento aprofundado da essência artística das esculturas de João Cutileiro, do seu ambiente de criação e da sua vida, serviu de base para a criação da paisagem sonora perfeita.

Começámos por utilizar diversos equipamentos de gravação com o intuito de captar os sons autênticos no local, desde o manuseamento delicado das peças de mármore de um modelo de escultura à escala, até às massivas explosões de rocha numa pedreira. Desta forma, foi possível preservar o caráter e a essência do ambiente que rodeava o trabalho de Cutileiro. Para criar uma experiência de áudio perfeita e convincente, tivemos o cuidado de gravar entrevistas e diálogos com o escultor, integrando as suas reflexões pessoais no tecido narrativo do documentário.

Utilizámos o nosso talento na área do sound design para criar elementos de áudio com traços artísticos que complementaram a imagem e permitiram que os espectadores imergissem no mundo do artista. A gravação e a mistura de Foley permitiu recriar os sons dos cinzéis a esculpir a pedra e a lascar os fragmentos e captar as reverberações das oficinas, enfatizando de forma subtil a arte e o artesanato por detrás de cada escultura.

O resultado

A colaboração da Sintagma na produção de "A Pedra Não Espera" traduziu-se num documentário emocionalmente cativante e esteticamente envolvente que transcendeu os limites do som. Através desta captação de sons e diálogos e da criação de uma paisagem sonora complexa que se complementa com imagens de arquivo, a equipa deu vida à obra de João Cutileiro.

O público do filme ficou impressionado com a integração perfeita do som, a riqueza das reflexões do artista e as subtilezas emotivas que foram acentuadas pelo sound design da Sintagma. A experiência sonora reforçou o impacto do documentário, deixando uma impressão duradoura nos espectadores e marcando-os por muito tempo após o final do filme.

A colaboração da Sintagma no documentário "A Pedra Não Espera" provou ser um exemplo perfeito de como os serviços de som podem elevar um projeto a novos patamares. Ao captar o som, o diálogo e ao criar com precisão a paisagem sonora para as imagens de arquivo, contribuímos eficazmente para a celebração do talento artístico de João Cutileiro. Conseguimos comprovar que uma equipa de serviços de som dedicada e talentosa pode ter um impacto profundo no poder narrativo do filme, sobretudo quando se trata de documentar a vida e a obra de um artista de renome.

Próximo Caso de Estudo

"Alcindo" Documentário

O galardoado documentário que aborda o crime racial de Alcindo Monteiro que chocou Portugal no dia 10 de Junho de 1995. O filme de Miguel Dores contou com o Sound Design e Mistura de Som da Sintagma para realçar uma história poderosa premiada nacional e internacionalmente em festivais de cinema de renome.